Quem Somos

Acho importante lembrarmos sempre de onde viemos e como o nosso passado nos influencia. No caso da ZBRA a forma como a empresa existe hoje é uma tentativa de montar uma equipe de desenvolvimento a partir dos aprendizados pessoais que tive como desenvolvedor quando ainda trabalhava em outras empresas. A motivação principal foi criar uma empresa onde o software e os desenvolvedores fossem o centro de tudo. Até então, todas as empresas nas quais eu havia trabalhado tinham o péssimo hábito de considerar a equipe de desenvolvimento como sendo meramente o chão de fábrica. Éramos “aquele pessoal da produção”.

Normalmente as pessoas com poder de decisão dessas empresas não vinham da área de TI e entendiam muito pouco sobre tecnologia. Os projetos eram executados sem que os desenvolvedores pudessem auxiliar nas decisões importantes como prazo, requisito e qual tecnologia/arquitetura utilizar. Pra isso existiam os famosos “arquitetos” que eram pessoas que entendiam de tecnologia mas eram absolutamente incapazes de escrever um sistema do zero, portanto opinavam sobre coisas das quais não sabiam exatamente. No final a equipe de vendas e os arquitetos recebiam muito mais mérito e regalias pelos projetos executados por nós.

Mas ao longo dos anos eu percebi que são os desenvolvedores os grandes responsáveis pela entrega de um software de qualidade. O vendedor pode fechar um acordo fenomenal e o arquiteto fazer uma arquitetura incrível mas se os coders não forem bons, o software vai ser péssimo e dificilmente o prazo vai ser cumprido fazendo com que o projeto dê prejuizo (para a empresa ou para o cliente).

Um Novo Conceito

Como seria uma empresa onde os desenvolvedores fossem o centro de tudo? Como seria se os desenvolvedores, que são realmente as mentes criativas por trás de uma empresa de software, fossem estimulados e tivessem excelente condições de trabalho para fazer o que sabem melhor, que é codar?

A ZBRA Soluções foi fundada exatamente com essa mentalidade. Nosso principal objetivo é contratar desenvolvedores extramamente talentosos e criativos e criar condições de trabalho onde eles possam desenvolver todo seu potencial. Uma empresa onde cada novo integrante seja uma grande contribuição para a equipe e possa desenvolver uma carreira brilhante por um longo tempo. Para nós os desenvolvedores são como astros do rock, como artistas que precisam de equipamentos de altíssima qualidade e um ambiente propício e colaborativo de pura criação.

A empresa tem a responsabilidade de garantir essas condições para todos os desenvolvedores. Por isso investimos em ter um escritório onde cada um tenha uma cadeira extramente confortável, mesas individuais, dois monitores, máquinas com memória, CPU e disco de sobra. Faz parte do nosso trabalho garantir que os prazos dos projetos negociados sejam razoáveis (nunca aceitamos aquele tipo de projeto “pra ontem”).

De todos os projetos desenvolvidos por nós até hoje nenhum atrasou ou fracassou. A nossa equipe se torna parceira do cliente e o ajuda a resolver seus problemas, mesmo aqueles que nem ele sabe que tem.

Recrutando os Melhores

Nossa equipe é selecionada com muito cuidado de forma que são poucas as vezes que alguém sai da equipe (por vontade própria ou não). O nosso processo seletivo é extremamente cuidadoso pois estamos atrás das pessoas que pensam sobre software da forma correta. Pessoas inteligentes gostam de trabalhar com outras pessoas inteligentes. Queremos desenvolvedores que são realmente brilhantes e capazes de escrever código fonte em horas vagas por pura diversão. São pessoas que acordam e dormem programando tamanho é a sua paixão pelo que fazem. Temos convicção que uma equipe formada por pessoas tão capazes, em um ambiente colaborativo, é o diferencial que precisamos para criarmos softwares de altíssima qualidade.

Como empresa e como desenvolvedores nós não nos restringimos à uma tecnologia ou plataforma específica. O mercado muda constantemente e precisamos nos reciclar para continuarmos competitivos. Também sabemos que grandes desenvolvedores podem aprender a programar em uma nova linguagem só por curiosidade em uma noite de insônia. Por isso nosso foco é o aprendizado contínuo, mantermo-nos atualizados e trazermos sempre o melhor do nosso conhecimento para os projetos que nos envolvemos.

Objetivo Final

No final a ZBRA é uma empresa criada por desenvolvedores para desenvolvedores. O objetivo é curtir a viagem, aproveitar ao máximo o prazer que é desenvolver um software com pessoas tão interessantes e criativas. Felizmente o produto dessas viagens tem um valor inestimável para nossos clientes e a prova disso está no retorno que recebemos deles a cada projeto terminado.

Cheers,

Alexandre Cunha – Sócio Fundador da ZBRA Soluções.

Desenvolvido por hacklab/ com WordPress