ZBRA na Conferência Internacional Ethos 2012

Publicado por Milton Terra
19/6/2012
Categoria:

Conferência Internacional Ethos 2012

Não é a primeira vez que a ZBRA participa da Conferência Ethos Internacional, evento promovido anualmente pelo Instituto Ethos de imensa importância que traz à tona discussões sobre a responsabilidade das empresas, seu impacto e papel ativo para ações ligadas ao meio ambiente, participação social, qualidade do trabalho, etc..

Nesse ano, a conferência teve como tema “A empresa e a nova economia: O que muda com a Rio+20?” que discutiu tendências e decisões que estão sendo tomadas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e como elas poderão afetar a sociedade.

Diálogos e palestras, com especialistas de diversas áreas, troxeram questionamentos  em temas  como: Água, Energia, Oportunidades ligadas ao desenvolvimento sustentável, Combate à corrupção, entre outros.

Nos dias 11, 12 e 13 de Junho, tive a oportunidade de mudar o foco cotidiano, para ouvir, pensar e trocar experiências com pessoas imersas no objetivo da mudança, onde cada indivíduo e empresa tem seu papel fundamental para alcançarmos o objetivo de tornar o mundo melhor.

Um mundo em que nós disperdiçamos muita água, poluimos demais com a utilização de combustíveis fósseis e produção de lixo, a competitividade impera sobre a colaboração, o individualismo ignora os limites da vida em sociedade.

Conceitos que muitos de nós já temos, mas e a Ação? Quando vamos agir?

Estamos sempre a espera de uma ação governamental, das grandes empresas, em resumo: do outro.

Como em outras questões, o ser humano  tende sempre a olhar para o exterior, e não para sí mesmo, acreditando muitas vezes que a responsabilidade não é sua, pois isso é sempre mais cômodo, claro.

Como empresa, a ZBRA Soluções vem se tornando mais madura, e se diferencia bastante pela questão tecnológica e no conhecimento da equipe no desenvolvimento de software, mas vejo que há muito espaço para trabalharmos na área da Responsabilidade Social Empresarial e, com a participação nessa conferência, sinto que estamos no momento de iniciar mais efetivamente as ações, colocando em prática o que já sabemos.

Conseguir  superar as dificuldades inerentes do cotidiano, que tendem a nos manter no “caminho padrão”, é algo imprescindível para ajudar a promover algumas dessas mudanças.

Na conferência uma das palestrantes discorreu sobre a importância do fazer e difundir as ações, ou seja, mostrar ao mundo cada pequena colaboração feita afim de inspirar e incentivar novas ações.

Baseado nesse conceito, relatarei avanços (grandes ou pequenos) que venhamos a conseguir  a partir de agora.

Adianto desde já que sugestões e críticas são sempre bem-vindas, pois com elas evoluímos mais rapidamente.

Grande abraço a todos.





Desenvolvido por hacklab/ com WordPress